VALE A PENA PERMANECER NO BRASIL?

 Olá pessoal, boa tarde! Como vocês estão? Animados com essa turbulência da Bolsa? 😂😂😂😂

Para surpresa de 0 pessoas, estamos vendo novamente o fantasma da inflação assustando o país. Acumulado IPCA de 9% nos últimos 12 meses!!! Peguei esse gráfico no blog do Roberto Ellery:



Grupo Transporte e Alimentação/Bebidas com maiores altas, ou seja, grande impacto na renda das classes mais baixas, que além de ganharem pouco, pagam proporcionalmente mais impostos, não tem proteção nenhuma, não investem e estão endividadas e desempregadas.

Outra preocupação, dívida pública. A relação dívida/PIB chegou a bater 90% no início de 2021. Hoje está em torno de 60%, conforme o IpeaData.




No entanto:



Até porque, vocês já viram quanto o Tesouro está pagando? Claro que já viram..




Mais dívida a gente sabe o que significa não é?




Somam-se a isso desemprego em 14,70%:




Dólar a R$ 5,30, Selic hoje a 5,25% com projeção para 2030 a mais de 10%.

Não quero entrar em tretas políticas, porque esse não é o objetivo do blog, mas olhando objetivamente os dados macroeconômicos do Brasil, não dá pra ter otimismo. O que me leva à questão: vocês tem plano de sair do país? Tenho pensado muito nisso ultimanente!

Como já postei aqui, tenho uma pequena parte dos investimentos nos EUA através da Avenue. Hoje está em torno de 14% do patrimônio e venho tendo vontade cada vez mais de transferir quase tudo pra lá, deixar apenas uma pequena parte no Brasil, uns títulos, talvez umas ações mais promissoras, baratas e de boas empresas, e o resto mandar para fora. Além de ter acesso a um mercado mais racional, sem tanta interferência política e com uma moeda forte, porque penso em investir também no mercado europeu, não só em dólar. Até porque gente, convenhamos, mesmo que a Bolsa brasileira deslanche, ganhar em Real não anda valendo muito a pena:




Tenho pensado nos meus filhos, no futuro que quero deixar para eles. Melhores condições de vida, dignidade, segurança, otimismo, e isso aqui no Brasil é impossível! Realmente eu não consigo enxergar um bom cenário para o país nas próximas décadas.
Será que estou exagerando? Estou muito pessimista? 
Escrevam aí a opinião de vocês!

Abraços

Cansada (pra caramba) 



















Comentários

  1. Boa tarde Cansada! Não tem jeito mesmo, o Brasil só funciona com altos e baixos... Infelizmente realmente se quisermos estabilidade, tem que ser fora mesmo...Eu tenho plano futuro de sair do Brasil sim, mas pensando na aposentadoria. Nos próximos anos é Brasil mesmo... Também tenho uma quantidade relativamente pequena (cerca de uns 17-18% da carteira lá fora) e tenho interesse em aumentar a proporção mas acredito que o mercado de ações está apresentando boas opções... Apesar disso existem muitas pessoas que defendem a questão de investir tudo fora e manter aqui apenas uma reserva de emergência...pode ser uma boa, mas tem que tomar cuidado com os riscos tributários no local investido (exemplo: imposto de inventário nós EUA, etc).
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viver! É verdade, Brasil é assim mesmo, uma zona, desde sempre, sem grandes pretensões de mudança. Mas quando digo de sair do Brasil, não falo só pelos investimentos sabe, falo sobre qualidade de vida também, de viver em país seguro, sem gente querendo te roubar o tempo todo! Aqui no Brasil é assim que me sinto com a nossa classe política. É algo que me deixa realmente muito puta da vida. Só queria paz sabe, tipo como dizem na Suíça, sem nem saber o nome do presidente, rsrsrs. Tenho visto sobre Portugal e bateu aquela vontade sabe, já estou há um tempo em HO então, sei lá, quem sabe.

      Excluir
    2. Bom dia Cansada! Acho que todos nós passamos por essa vontade interna de sair do país, mas temos infelizmente o hábito de ver só o lado positivo dos países para onde queremos emigrar...Normalmente os custos da Europa são elevados, principalmente quando o plano é viver com rendimentos gerados no Brasil. Temos que ter em mente que possivelmente sairemos da classe média brasileira para ser pobres na Europa... Outro ponto a ser considerado é o fato que sempre seremos imigrantes nos países onde morarmos e iremos ser lembrados de tempos em tempos disso (não tem jeito...sempre haverá uma piadinha ou em alguns casos ofensas por sermos brasileiros morando fora). Sair do país tem seus problemas também...
      Infelizmente dependendo do país para onde desejamos ir a violência já está em níveis consideráveis, especialmente devido ao empobrecimento da população pobre do local e ondas de imigração desordenada...
      Não estou querendo te desanimar, principalmente eu que abertamente tenho plano de sair do país para a aposentadoria FIRE, mas é importante ver todos os lados antes de se planejar para um passo tão grande quanto sair definitivamente do país...
      Sobre a política, evito ao máximo ver notícias políticas (até parei de assistir Globonews por isso) exatamente por estar saturado de tanta confusão. Melhor gastar o tempo vendo videos de viagem no Youtube ou programas supérfluos de cozinha e decoração...rsrs

      Grande abraço!

      Excluir
    3. Oi Viver, tem que pensar direitinho mesmo, muitos pontos a levar em consideração. Mas diga aí, tu quer ir pra onde quando for Fire?

      Excluir
  2. Oi Cansada! Vim parar aqui por mera coincidência, mas gostei muito do blog. É sempre bom ter um olhar feminino sobre essa área de finanças.
    Sou concursado público (Nível superior) e resolvi tentar sair do país. Fiz várias análises (sou nerd) e decidi pelo Canadá.
    Fiz um comparativo de salário líquido (Salário anual menos imposto de renda e imposto de consumo) e os salários líquidos na minha área, TI, são bem maiores que os do final da minha carreira pública. A única coisa negativa é um poder de compra menor em relação a serviços (Nem pense em ter faxineira 5 dias por semana). Não tenho filhos é a conta deu quase 2,5x de vantagem. Um amigo meu tem filhos e agora não paga escola (tudo embutido nos impostos), i.e., a vantagem para ele foi gigantesca.
    Porém o que pensou mais na minha decisão são as perspectivas do Brasil, independente de política, o país está sem condição alguma de fazer investimentos estatais ou cortar impostos, quase todo orçamento é para pagar funcionalismo e previdência (sim, nossa previdência é deficitária e temos 7 trabalhadores para cada aposentado), ou seja, o Brasil ficará estagnado (Não melhorará e nem piorará) por umas 3-4 décadas.
    Mas não é a questão só do dinheiro, segurança e saber que você não está sendo sacaneado por quem deveria zelar por ti (Políticos e vários funcionários públicos) não tem valor.
    Falei demais, entretanto foi um desabafo sobre um País que eu adoro, mas que não irá melhorar - e nem piorar, acredito eu, kkkk.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MEUS FII's

MEUS DIVIDENDOS - RENDA PASSIVA

FINANÇAS NA VIDA CONJUGAL