SOBRE A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

 Olá pessoal, boa tarde


De onde surgiu essa ideia de independência financeira? O que é liberdade financeira?

Não podemos negar que a parte financeira é algo importante em nossas vida e tem um peso considerável no momento de tomarmos decisões, de qualquer tipo. Por exemplo:

Quero fazer uma viagem de 30 dias sem me preocupar...

Quero mudar de emprego...

Quero ter um filho...

São decisões que tem impacto em nossas vidas e um grande impacto também financeiro. Por isso, não podemos simplesmente ir vivendo dia após dia sem cuidar das nossas finanças, ou pior ainda, com dívidas! Tenha em mente que uma reserva financeira irá te ajudar muito em momentos como esses acima, e em muitos outros. Ter uma reserva financeira te trará paz!

Por falar nisso, você sabe a diferença entre Liberdade Financeira e Independência Financeira? Parecem iguais mas não são. Veja:


Liberdade financeira é você poder tomar decisões que cabem dentro do seu orçamento, você tem liberdade de fazer algumas escolhas que antes não poderia. Você já não mora mais com os pais, já trabalha e ganha seu dinheiro, banca suas despesas e sobra pra fazer umas gracinhas: uma viagem, comprar um carro, etc.

Independência financeira está um passo além. aliás, vários passos além. Na independência você já não é mais escravo do seu trabalho, você é dono do seu maior bem - SEU TEMPO! Você paga todas suas despesas, e ainda sobra, somente com sua renda passiva, que pacientemente acumulou ao longo dos anos. Nessa fase você é verdadeiramente livre, inclusive para continuar trabalhando, se assim desejar. Resumindo, na Independência Financeira todas suas despesas são pagas com renda passiva acumulada ao longo do tempo.

Por isso, você só consegue a independência se:

1. Tem algum tipo de renda - ganhar dinheiro é o primeiro passo.

2. Gastar menos do que ganha - para que você consiga investir, tem que sobrar algo todo mês.

3. Não tenha dívidas - dívidas atrasa sua independência financeira, a ideia é você GANHAR JUROS, NÃO PAGAR JUROS!

4. Invista - monte sua estratégia de investimento. Mais arrojado, menos arrojado, mais renda fixa, mais renda variável, enfim, não tem regra, cada um tem seu jeito, apenas comece a investir.

Enfim, para hoje é isso.


Abraços, 


Cansada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEUS FII's

MEUS DIVIDENDOS - RENDA PASSIVA

FINANÇAS NA VIDA CONJUGAL