ENSAIO SOBRE A POBREZA

Olá pessoal, boa tarde!
Como vocês estão? Bem, espero. 

 Quantas vezes vocês já viram um texto ou uma fala que romantiza a pobreza? Essa reflexão veio hoje quando estava no twiiter e apareceu um texto do Pedro Fernando Nery com o título A miséria da pobreza.  

Algumas vezes ouvimos que quem é pobre não tem preocupações com dívidas, boletos, imposto de renda, IPVA, IPTU, etc. Não precisa se preocupar com o patrimônio, com a concorrência, com roubos e, por isso, seria mais leve, teria uma vida livre de preocupações.
 
Mas será que é tão bom ou fácil assim ser pobre? No texto ele faz uma relação dos países com os maiores índices de felicidade do mundo e, adivinha quais são os mais felizes? 

 Lista tirada do site Isto é Dinheiro - Relatório de Felicidade Mundial de 2021. 

1 – Finlândia 
2 – Islândia 
3 – Dinamarca 
4 – Suíça 
5 – Holanda 
6 – Suécia 
7 – Alemanha 
8 – Noruega 
9 – Nova Zelândia 
10 – Áustria 
11 – Israel 
12 – Austrália 
13 – Irlanda 
14 – Estados Unidos 
15 – Canadá 
16 – República Tcheca 
17 – Bélgica 
18 – Reino Unido 
19 – China 
20 – França 

 Ou seja, países com alta renda per capita, conforme lista abaixo (PIB per capita): 

1. Luxemburgo
2. Suíça
3. Irlanda
4. Noruega
5. Estados Unidos
6. Dinamarca
7. Islândia
8. Singapura
9. Austrália
10. Países Baixos
11. Catar
12. Suécia
13. Finlândia
14. Áustria 
15. Hong Kong
16. Alemanha
17. San Marino
18. Bélgica 
19. Israel
20. Canadá

Da lista de 20 países, 15 estão em ambos os ranking. Será que nesse caso, fica claro que correlação indica casualidade? Rsrsrs...

Fiz essa introdução porque me lembro da minha infância, no quanto passamos dificuldades, minha mãe e eu, morando no interior de Minas Gerais. Éramos só nós duas, família longe, tinha um pai que nunca foi pai e nunca foi presente, nem fisicamente, nem financeiramente e muito menos emocionalmente.
Estudava em escola pública, como estudei a vida inteira. O dinheiro era regrado e passava muito vontade, vontades de criança mesmo, bobas, como um sorvete, uma bicicleta, uma boneca.

Como tudo que está ruim pode piorar, meu pai faleceu quando eu tinha 8 anos e tivemos que ir morar no interior do Mato Grosso. Vivemos vários anos de favor na casa da minha madrinha, uma pessoa maravilhosa, a quem eu sou muito grata! 
Nesse meio tempo, descubro que meu pai não era exatamente pobre, na verdade descubro vários aspectos da minha vida que não gosto mas não tenho vergonha de falar. Descubro que não fui registrada pelo meu pai, descubro da luta da minha mãe para o meu reconhecimento, descubro como a justiça do nosso país falha miseravelmente com quem mais precisa.

Isso tudo pra falar pra vocês que não, a pobreza não é leve, não é bonita, não é legal, não é fácil.
A pobreza tira, diminui, afasta, deprime! Quem já sentiu na pele sabe do que estou falando. 
É horrível pensar que você não tem comida pro almoço da família, ou que não tem dinheiro pra comprar um sapato maior pra sua filha, já que o pé dela cresceu e o antigo não serve mais. É horrível não poder comprar um brinquedo no aniversário ou um sorvete no fim de semana.
Por isso digo, agradeçam se vocês tem IPVA para pagar, se tem boletos, porque significa que vocês podem pagar. 
Trabalhem e poupem, para que seus filhos não precisem passar pelo que eu e milhares de crianças no país passaram e outras várias milhares continuam passando.

Abraços

Cansada

Comentários

  1. Bem vinda a blogsfera!
    Parabéns por ter o vindo de uma situação tão adversa e ter conseguido evoluir consideravelmente.
    A pobreza quando é limitante prejudica as pessoas em várias áreas de suas vidas inclusive emocionalmente.
    Mas pelo que descreveu você também teve problemas familiares, principalmente com relação ao seu pai.
    Vou ser bem direto. Não sei se foi o caso da sua família, mas questão fundamental onde se falha muito no Brasil é o planejamento familiar.
    Milhares ou milhões de pais e mães por "acidente", sem condições financeiras, maturidade, responsabilidade, sem o real desejo de ter um filho, casais que não tem interesse de permanecer juntos e muitas vezes se tornam inimigos.
    Isso é responsável em grande parte por tudo que você descreveu.
    Não sou falso moralista, mas numa sociedade onde o sexo e praticado muitas vezes sem nenhum critério e o de pessoas cobram direta ou indiretamente para que os outros tenham relacionamentos, planejamento familiar deveria ser prioridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, obrigada pelo comentário. Entendo o que você disse e concordo. No meu caso não foi bem isso, o que descobri depois era que meu pai era casado e tinha um relacionamento com a minha mãe também. Por isso tive todos os problemas que descrevi. Minha mãe quando conheceu meu pai era jovem e acabou sendo iludida por ele, que era bem mais velho que ela. Não a culpo de nada do que aconteceu, ela se prejudicou muito, tanto quanto eu.

      Excluir
  2. Olá, CDP.

    Tem gente que fala que gosta ser pobre para não ter muitos problemas. Eu prefiro ter problemas e ser rico. A maioria é pobre de espirito.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MEUS FII's

MEUS DIVIDENDOS - RENDA PASSIVA

FINANÇAS NA VIDA CONJUGAL