COMO ANDA SEU ORÇAMENTO DOMÉSTICO?

 Olá pessoal, tudo bem?

Venho falar hoje sobre orçamento doméstico, como anda o seu?

Você tem controle sobre as suas contas?

Sabe o quanto ganha e, principalmente, o quanto gasta?

Tem controle? Parabéns. 

Não tem controle? Sinto muito, mas você precisa começar a ter! Só dá para começar a investir quando sobrar dinheiro, e como você vai saber se está sobrando ou não se você não tem controle sobre o seu orçamento?

Eu, como a maioria das pessoas, não tenho muito conhecimento de informática, então uso a santa planilha básica mesmo. Hoje em dia existem vários aplicativos para controle de orçamento doméstico, que podem ser usados no celular, para facilitar a vida. 

Não tem saco pra aplicativos e planilhas? Faça no papel mesmo, separe um caderninho pra isso. Escreva suas fontes de receitas e todas as suas despesas e veja quanto sobra no fim do mês para ser investido. Não sobra nada? Pelo menos agora você sabe! E pode mudar essa situação.

Como disse antes, o primeiro passo é não ter dívidas. Por que? Porque os juros das dívidas são altos, e você nunca vai conseguir ter um retorno dos seus investimentos maior do que os juros das dívidas. Sabe quanto são os juros do cheque especial? E do cartão de crédito? Para o cheque especial, aquele limite que fica disponível na sua conta, está em torno de 6% ao mês ou 124% ao ano. Para o cartão de crédito, são 13% ao mês ou 335% ano 😨😨😨. É dificílimo, para não falar impossível, ter esse retorno mensal ou anual da sua carteira de investimentos. Por isso, primeiro pague as dívidas!

Hoje consigo economizar cerca de 32% da minha renda. Tenho três filhos, pago aluguel, plano de saúde, escola particular de um e ajudo a manter o mais velho em outra cidade fazendo faculdade. Sou bastante controlada com os meus gastos, sei quais são minhas despesas e quanto tenho para investir mensalmente. Vivo um degrau abaixo do que poderia viver, tenho um carro simples, moro num apartamento de 2 quartos. Como moro em Brasília, aluguel é uma despesa pesada aqui. Por isso, optei por morar fora do Plano Piloto. Daí consegui alugar um apartamento melhor e pagando menos. 

Procuro manter os aportes mensais em dia! Constância sempre, o mais importante é ser constante e começar cedo. Sobre começar cedo, farei um post só sobre isso.

Abaixo, meus gastos em porcentagem com relação à minha renda mensal:

Aluguel13,32%
Pensão12,50%
Plano de saúde8,10%
Escola7,22%
Cartão de crédito6,52%
Mercado4,89%
Condomínio4,76%
Comida3,37%
Energia1,74%
Material escolar1,57%
Internet1,36%
Netflix Deezer0,65%
Celular0,49%

Economizar é chato? É. 

Às vezes dá preguiça? Dá. 

Às vezes dá vontade de gastar? Ooooohhh se dá.

Mas tenha em mente que você busca sua liberdade, você quer seu tempo de volta. Existe coisa mais importante? Em primeiro, saúde. Em segundo, liberdade! Ou se você não quiser tempo e liberdade, talvez queira ao menos ter tranquilidade, ter um pé de meia em caso de desemprego, emergência, PANDEMIA! Tá vendo a importância de ter um dinheirinho guardado?

Abraço


Cansada

 








Comentários

  1. Olá, Cansada.

    Parabéns pelo controle. Está muito bom.
    Essa pensão é referente a faculdade de seu filho?
    Geralmente aluguel é a despesa mais cara. Juntando com o condomínio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pensão é para ajudar a custear as despesas do meu filho, pq ele estuda em outra cidade. Daí eu pago metade e o pai outra metade.
      Aluguel em Brasília é traiçoeiro! Para morar bem no Plano Piloto tem que pagar caro, pra mim não compensa, moro no Guará hoje.

      Abraço

      Excluir
  2. Olá, Cansada!

    Acabei de conhecer seu blog e adorei os posts, parabéns pelo trabalho feito.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cansada!

    Ainda não consegui trocar minhas planilhas por nenhum APP de orçamento doméstico. Uso a planilha Orçamento Doméstico, Familiar ou Pessoal do site Rei das Planilhas. Ela é bem completa, fácil de usar e gratuita. Caso queira dar uma olhadinha: https://reidasplanilhas.com/blog/planilha-para-orcamento-domestico-familiar-ou-pessoal/

    Atualmente estou conseguindo economizar 47% da minha renda, mas nem sempre foi assim.

    Um abraço



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei planilha por muitos anos, desde 2014. Em Novembro de 2020 assinei o Mobills.
      Em Junho de 2021 conheci o aplicativo Minhas Finanças. Vale cada centavo do investimento na versão Premium (vitalícia).

      Minhas Finanças
      http://play.google.com/store/apps/details?id=cicero.minhasfinancas

      Excluir
    2. Confesso que já testei vários app, mas também não consigo me apegar a nenhum. É igual app de acompanhamento de investimentos, também não consigo gostar de nenhum. Como meu orçamento não sofre muita variação, não tenho necessidade de ficar controlando tudo, mas acho que pra quem tem muito gasto, deve ser interessante. Eu lembro que usei esse Minhas Finanças (acho que foi ele mesmo) durante um tempo, mas senão me engano nele vc precisa colocar as senhas de banco, daí fiquei com medo e desinstalei.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MEUS FII's

MEUS DIVIDENDOS - RENDA PASSIVA

FINANÇAS NA VIDA CONJUGAL